terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Aeronaves do Aeroclube de Londrina

O Aeroclube de Londrina dispõe de uma grande frota de aeronaves para a formação de pilotos privados, pilotos comerciais, voo por instrumentos e instrutores de voo. Essas aeronaves são de diversos tipos, cada qual apta a determinados tipos de missão.
O Aero Boero 115 (foto acima) é a aeronave "padrão" para instrução de voo. É um monomotor de asa alta, de trem de pouso convencional, equipado com um motor Lycoming O-235, de 115 HP e 4 cilindros. É uma aeronave robusta e econômica, bastante confiável, e que opera no Aeroclube de Londrina desde 1988. Os Aero Boero substituiram os arcaicos e obsoletos Paulistinhas CAP-4 e P-56, que não tinham sistema elétrico, rádio e transponder. Embora sejam criticados por alguns pilotos e alunos, o fato é que os Aero Boero já formaram centenas de pilotos, com toda segurança, no Aeroclube de Londrina, nos mais de 20 anos em que estão em operação. Como é uma aeronave de trem de pouso convencional, necessita de um pouco mais de habilidade do piloto para operações no solo, como táxi, pouso e decolagem. O Aero Boero é a plataforma ideal de treinamento para quem deseja ser instrutor de voo ou piloto agrícola. Sua maior restrição é não poder fazer voos noturnos. Os Boeros operados pelo Aeroclube de Londrina são os PP-FGM, PP-GMA, PP-GMG e PP-GMR.
O Cessna 150 é um monomotor de asa e de trem de pouso triciclo, equipado com um motor Continental O-200A de 100 HP e 4 cilindros. São aeronaves antigas, mas muito robustas, que já formaram centenas de pilotos há quase 40 anos no Aeroclube. O Aeroclube de Londrina dispõe de 4 dessas aeronaves, e algumas são equipadas para instrução de voo por instrumentos sob capota. Um dos Cessnas 150, o PT-BKR, foi remotorizado com um motor Lycoming O-235, de 115 HP, e está prestes a retornar ao serviço ativo, depois de algum tempo parado para manutenção. É uma aeronave extremamente dócil para pilotar, tanto no solo quanto em voo. Como se trata de uma aeronave mais antiga que os Aero Boeros, seu custo de manutenção é mais alto, e o preço da hora de voo é um pouco mais cara que a dos Boeros. Os Cessnas 150 operados pelo Aeroclube são os PT-BTW, PT-BKR, PT-BKU e PR-BLO.

Os Cessnas 152 operados pelo Aeroclube são 3, todos arrendados. São muito semelhantes aos C150, mas possuem motores Lycoming O235, de 108 HP de potência. São arrendados de terceiros, e matriculados como PR-EMK, PR-VIE e PR-VAT.
Um único Cessna 172, o PR-BUL, é destinado ao treinamento avançado por instrumentos, pois é equipado com painel eletrônico Garmin G1000. Essa aeronave é apropriada para adaptação em aeronaves Glass Cockpit, um requisito importante para os alunos que irão operar aeronaves mais modernas.

O Embraer 712 Tupi é um monomotor de asa baixa, de 4 lugares e trem de pouso triciclo, equipado com um motor Lycoming O-360 de 180 HP e 4 cilindros. É uma aeronave mais avançada que os Boeros e Cessnas, pois possui mais equipamentos para voar por instrumentos e tem desempenho de voo bastante superior ao dos monomotores menores. O Aeroclube dispõe de um Tupi, o PT-VHV, fabricado em 1988 e muito bem conservado. O Tupi é muito dócil para se pilotar, e possui características de voo ideais para a transição entre os monomotores básicos de 2 lugares e aeronaves mais avançadas, equipadas com hélices de passo controlável e trens de pouso retráteis.
O Embraer 711ST Corisco Turbo é a aeronave "padrão" para o treinamento de voo por instrumentos do Aeroclube de Londrina. É um monomotor de asa baixa e cauda em "T", equipado com um motor Continental TSIO-360 de 200 HP, de 6 cilindros, turbocomprimido e injetado. É um avião de excelente desempenho, mais apto para alunos mais experientes, pois possui trem de pouso retrátil, piloto automático, hélice de passo controlável automático e outros refinamentos. O Corisco do Aeroclube de Londrina, o PP-FXH, é totalmente equipado para treinamento de voo por instrumentos, sua principal missão. Foi fabricado em 1986 e está em impecável estado de conservação.

O Piper PA-34 Twin Comanche é a aeronave utilizada para treinamento multimotor do Aeroclube de Londrina. A aeronave, matriculada PT-DIS, está em serviço depois de passar por um extenso trabalho de manutenção e atualização dos aviônicos. É um bimotor de asa baixa, equipada com dois motores Lycoming IO-320, de 160 HP e quatro cilindros cada. É uma ótima aeronave para instrução de multi-motor, pois é bastante econômica e tem custo de hora de voo bastante acessível.

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